Este é o Código de Ética e Conduta do Grupo OCRIM. Ele define os princípios que devem orientar a conduta da empresa e de todos os seus colaboradores perante clientes, consumidores, fornecedores e demais públicos de interesse.

A legalidade, transparência e o profissionalismo são afirmativas que regem a condução das atividades do Grupo OCRIM, fundamentais para o bom andamento do trabalho. Esse Código de Ética e Conduta constitui a base para ações que formalizam a conduta ética exigida nas relações internas e externas.

1. POLÍTICAS E PRÁTICAS

1.1 Preservar o meio ambiente é cuidar do futuro

O compromisso com a preservação ambiental para a OCRIM é renovado todos os dias a partir de práticas comprometidas com a redução de resíduos, conservação e preservação de recursos hídricos e áreas verdes. 

Tais atitudes reforçam também os compromissos da empresa com as novas gerações, demonstrando a busca do desenvolvimento sustentável que compõe uma gestão empresarial inovadora. 

Tudo isso, com um objetivo em comum: ajudar a construir um futuro ainda melhor para os brasileiros e para o mundo.

Responsabilidade dos nossos colaboradores com o meio ambiente 

O Grupo Ocrim trabalha continuamente na conscientização de todos os seus colaboradores a terem atitudes sustentáveis dentro e fora da empresa. Todos os colaboradores são orientados e devem estar comprometidos com as seguintes práticas: 

A. Racionalização do uso dos insumos de produção, reduzindo o volume de resíduo gerado, bem como o consumo de água e de energia; 

B. Destinação correta dos materiais descartados; 

C. Reciclagem de lixo seletivo, óleo usado, pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos, com local apropriado para descarte destes resíduos, tanto da empresa quanto da comunidade local.

1.2 Apoiar a comunidade é fazer uma sociedade melhor hoje

Faz parte da missão e dos compromissos do Grupo OCRIM a preocupação com as pessoas, envolvendo-se em questões ligadas à responsabilidade social, cultural, ambiental e à valorização do ser humano. 

Tais atitudes reforçam cada compromisso do Grupo OCRIM como parte fundamental de uma gestão empresarial tradicionalmente inovadora.

Os colaboradores do Grupo OCRIM também são conscientizados a participar de ações voluntárias e inclusive devem ter consciência das suas responsabilidades para com a comunidade.

Responsabilidade dos colaboradores com as ações sociais

Todo colaborador, quando estiver representando o Grupo OCRIM perante os membros de uma comunidade, deve agir conforme os princípios especificados nesse Código, sem preconceitos de qualquer ordem.

1.3 Cuidar da imagem institucional é proteger nossa história 

A imagem institucional do Grupo OCRIM e o que ela representa perante clientes, fornecedores e a comunidade é um bem muito importante da empresa. Portanto, somos todos responsáveis pela preservação e contínua melhoria da imagem e credibilidade construída ao longo da história da empresa. 

O relacionamento com a imprensa deve prezar pela confiabilidade das informações transmitidas e ter como objetivo a divulgação de fatos relevantes e a promoção do Grupo Ocrim de forma verídica, clara e direta. 

As ações de marketing e de publicidade são fundamentais para conhecimento público e na preservação da imagem de respeitabilidade e confiança do Grupo OCRIM junto aos diferentes públicos. Elas devem expressar seus princípios e a integridade das suas políticas e práticas, que são essenciais para conquistar e preservar a lealdade dos nossos colaboradores, clientes, consumidores e demais públicos de relacionamento. 

A necessidade de transparência e veracidade em todas as comunicações do Grupo Ocrim é fundamental. Além de nossos produtos, são produzidas ideias, estratégias e outros tipos de informações comerciais e industriais, que são valiosas, mas não são públicas, das quais a empresa é proprietária e as protege amparada pela lei, tal como faz com outros tipos de bens. Portanto, todos os colaboradores, fornecedores e clientes devem zelar por essas informações.

Responsabilidades dos colaboradores com a Imagem Institucional: 

A. Zelar pela imagem do Grupo OCRIM, dentro e fora do ambiente de trabalho, estando alinhado aos valores da empresa, agindo de maneira ética e livre de preconceitos; 

B. Não prestar declarações ou dar entrevistas em nome do Grupo OCRIM se não estiver expressamente autorizado e preparado para tanto; 

C. Assegurar que os registros e documentações que dão sustentação para as atividades do Grupo OCRIM contenham sempre informações corretas, seguras, precisas e atualizadas; 

D. Zelar pela guarda e sigilo das informações confidenciais relacionados à empresa. 

E. Não discutir informações confidenciais em áreas públicas, transportes públicos ou transfers bem como em redes sociais, blogs pessoais e/ou corporativos, ou outros meios de comunicação que possam gerar risco de exposição indesejada da informação. 

F. Zelar pela imagem do Grupo OCRIM nas redes sociais. Publicações de cunho preconceituoso, discriminatório e ofensivo não estão alinhados com os valores da empresa.

2. RELACIONAMENTO

Ética, respeito e credibilidade

Três palavras que representam nosso relacionamento com todos: colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores e concorrentes.

2.1 Colaboradores: Valorizar é crescer juntos 

O Grupo OCRIM valoriza os colaboradores através da gestão participativa, criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional (como é o caso do recrutamento interno, baseado em critérios de dedicação e mérito individual), capacitação, reconhecimento do bom desempenho, remuneração e benefícios.

A empresa investe permanentemente em ambientes de trabalho seguros, ergonômicos e saudáveis para um relacionamento interno respeitoso, cuja preservação cabe à conduta de todos os colaboradores.

As relações entre colaboradores e empresa são pautadas pela ética, respeito e credibilidade. O Grupo OCRIM valoriza a diversidade entre os colaboradores no ambiente de trabalho e condena qualquer prática de discriminação ou assédio de qualquer natureza. Além disso, considera todos iguais, com as mesmas responsabilidades e direitos. A empresa enfatiza ainda constantemente o bom senso e julgamento nas tomadas de decisões.

 O Grupo OCRIM respeita a legislação trabalhista, não fazendo uso de trabalhos ilegais, informais, infantis ou escravos. O Grupo OCRIM reconhece a legitimidade dos sindicatos, respeitando suas iniciativas e práticas, estando sempre disposto a dialogar em qualquer situação, buscando soluções que atendam a todos os envolvidos, bem como preza pela liberdade dos seus colaboradores em optar pela associação sindical.

Responsabilidade dos colaboradores: 

A. Estar atentos a situações que configurem um conflito de interesse, real ou potencial, e que possam interferir na capacidade de se manter isento e tomar decisões imparciais em relação ao Grupo OCRIM; 

B. Não se utilizar de seu cargo, do acesso a informações privilegiadas ou do nome da empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho, para obter benefícios pessoais ou vantagens de qualquer natureza para si ou para terceiros; 

C. Não desenvolver atividades paralelas, remuneradas ou não, que sejam concorrentes ou incompatíveis com os negócios do Grupo OCRIM ou que causem desgaste físico ou emocional que prejudique sua conduta ou desempenho profissional; 

D. Respeitar os demais colaboradores, evitando qualquer conduta preconceituosa, agressiva ou que possa fazer com que qualquer colaborador se sinta agredido, humilhado, intimidado, discriminado, assediado ou excluído; 

E. Não adotar condutas que possam colocar em risco a saúde e a segurança própria e dos demais colaboradores, tais como fumar em locais inadequados (observar locais sinalizados) ou consumir bebidas alcoólicas ou drogas ou portar armas no ambiente de trabalho, ou apresentar-se para o trabalho embriagado ou sob o efeito de drogas; 

F. Zelar pelo bom uso e pela conservação do patrimônio da empresa colocado sob sua guarda para que não ocorram perdas, danos e/ou desperdícios e não utilizar as instalações, bens (como os equipamentos) do Grupo OCRIM, para fins particulares, ilícitos e antiéticos;

G. Utilizar os recursos disponíveis de comunicação eletrônica única e exclusivamente para fins profissionais, dentro das exigências legais, e segundo os princípios éticos desse Código, não transmitindo comentários difamatórios, mensagens ou documentos contendo linguagem, imagens ou arquivos que sejam ofensivos ou induzam qualquer forma de discriminação. Bem como não instalar qualquer tipo de programa ou arquivo que viole a propriedade intelectual da empresa ou de terceiros nos equipamentos do Grupo OCRIM; 

H. Manter-se atualizado quanto às normas legais, regulamentares e instruções relativas ao desempenho e segurança de suas atividades e quanto às importantes regras dispostas nos manuais disponibilizados aos Colaboradores; 

I. Zelar pela guarda das informações confidenciais do Grupo OCRIM interna e externamente; 

J. O Grupo OCRIM repudia qualquer forma de corrupção. Fique atento a situações que caracterize esse tipo de comportamento. A prática desses atos está sujeita a medidas disciplinares e a sanções de acordo com a legislação vigente; 

K. Denunciar, via canais disponibilizados (que mantém o sigilo da informação e da identidade do colaborador), quaisquer práticas contrárias à estas contidas neste Código de Ética.

2.2 Clientes e consumidores: oferecer qualidade é demonstrar atenção 

Os clientes e consumidores motivam o Grupo OCRIM a estarem em constante desenvolvimento, uma verdadeira inspiração, traduzida em processos inovadores através de alta tecnologia para produzir alimentos seguros, com qualidade e sustentáveis. É para estes públicos que a empresa trabalha diariamente. Por isso, eles são os nossos parceiros comerciais mais importantes. 

A empresa deseja aumentar constantemente a credibilidade junto aos clientes e consumidores, oferecendo produtos com segurança e qualidade, demonstrando sua responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas, base de suas práticas para o desenvolvimento sustentável de seus negócios. 

Responsabilidade dos colaboradores frente aos Clientes e Consumidores: 

A. Tratar os clientes e consumidores com respeito, cordialidade, atenção, eficácia, proatividade e agilidade no atendimento de suas necessidades e, principalmente, com ética; 

B. Atender aos clientes e aos consumidores com imparcialidade e livre de preconceito de qualquer natureza, obedecendo rigorosamente às leis, bem como as regulamentações estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Código Comercial Brasileiro; 

C. Zelar pelos interesses dos clientes e consumidores, ajudando a solucionar problemas e encaminhando suas solicitações e reclamações para as áreas responsáveis na empresa, com eficiência e rapidez, retornando aos mesmos sempre que necessário; 

D. Cumprir o que prometemos no prazo acordado; 

E. Resguardar a confidencialidade das informações sigilosas a ele repassadas por seus clientes e consumidores; 

F. Divulgar informações sobre nossos produtos e serviços e ações socioambientais de forma clara e verdadeira; 

G. Manter o padrão estabelecido e desejado para os produtos, pois ele é nosso certificado de garantia de qualidade, sustentabilidade e inovação; 

H. Ser abertos a críticas e contribuições na busca permanente de melhoria de qualidade e eficiência de nossos produtos e serviços; 

I. Difundir as práticas do Grupo OCRIM, servindo de referência e engajamento.

2.3 Fornecedores: alinhar princípios é a melhor maneira de trabalhar 

O Grupo OCRIM preza por práticas éticas na seleção, negociação e administração de todas as atividades comerciais, tratando com respeito todos os fornecedores, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza, independentemente do volume de negócios que cada um mantenha com a empresa. 

Os fornecedores do Grupo OCRIM devem ser íntegros na produção, entrega e prática dos contratos firmados, mantendo de forma ética a confidencialidade das informações e cumprindo com as condições comerciais estabelecidas dentro da lei. 

A conscientização às boas práticas, valorizando as questões de sustentabilidade, deve ser buscado constantemente e será especialmente observado. 

A escolha e a contratação de fornecedores devem ser sempre baseadas em critérios técnicos, profissionais e éticos, alinhadas com as diretrizes desse Código, e conduzidas por meio de processo objetivo pré-determinado, tal como concorrência ou cotação de preços, que garantam a melhor relação custo-benefício. 

Os fornecedores deverão conhecer os valores, as políticas e práticas do Grupo OCRIM e ter atuação compatível com os princípios desse Código de Ética e Conduta, respeitando a legislação ambiental e trabalhista, não fazendo uso de trabalhos ilegais, informais, infantis ou escravos.

Responsabilidade dos colaboradores frente aos fornecedores: 

Todos os colaboradores do Grupo OCRIM devem seguir as seguintes práticas na contratação e no relacionamento com nossos fornecedores. 

A. Assegurar-se de que todos os fornecedores respeitam a legislação trabalhista, não fazem uso de trabalho infantil ou escravo e prezam pela saúde e segurança de seus trabalhadores; 

B. Certificar-se de que todos os fornecedores respeitam a legislação ambiental e adotam atitudes compatíveis com respeito ao meio ambiente e sua preservação; 

C. Assegurar-se de que todos os fornecedores atuam de acordo com os princípios expressos neste documento, na Política de Compras e de acordo com as normas aplicáveis às suas atividades; 

D. Estabelecer relacionamentos isentos de favorecimentos; 

E. Manter a confidencialidade dos dados do fornecedor e assegurar-se de que o mesmo mantenha confidencialidade quanto às informações do Grupo OCRIM; 

F. Não solicitar e/ou aceitar qualquer tipo de presentes, benefícios ou vantagens de qualquer espécie e natureza de fornecedores, como, por exemplo, brindes de qualquer valor, compensações financeiras, mercadorias, viagens de lazer, ingressos ou quaisquer outros serviços oferecidos. Caso não seja possível recusar, o mesmo deve ser informado de acordo com a Política de Brindes, Presentes, Hospitalidade e Cortesias da OCRIM, registrado e encaminhado para o Comitê de Ética e Conduta, que se responsabilizará pelo tratamento caso a caso, sempre em consonância com esse Código; 

G. Representar a empresa, firmando contratos e outros documentos somente quando lhe for conferida tal atribuição e ou tiver poderes legais de representação da empresa.

2.4 Concorrentes: respeitar é trabalhar com ética 

A competitividade do Grupo OCRIM será exercida com base na nossa capacidade e na gestão ética da nossa empresa, sempre orientados pelos valores de conduta e respeito da empresa. 

Todas as informações de mercado e de concorrentes, legítimas e necessárias ao negócio, devem ser obtidas por meio de práticas transparentes e idôneas, não sendo admitida a sua obtenção por meios ilícitos.

2.5 Respeitar o poder público é trabalhar com seriedade 

O Grupo OCRIM respeita as leis e tem interesse em contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, respeitando as boas práticas de governança. 

Todas as operações e negócios realizados pelo Grupo OCRIM estão, e devem permanecer, respaldados pela respectiva documentação sendo objeto de imediato lançamento contábil nos livros e registros oficiais da empresa, em estreita observância às normas e aos princípios contábeis. 

Representantes dos órgãos públicos, devidamente identificados por credenciais, recebem tratamento profissional, tornando-se disponíveis aos mesmos, sempre que solicitadas, as informações, dados e registros pertinentes e exigidos por lei.

 O Grupo OCRIM não oferece nem promete, diretamente ou por meio de terceiros, pagamentos, presentes ou benefícios a agentes públicos, partidos políticos ou a seus membros e candidatos a cargos políticos, bem como a seus familiares ou equiparados, com o intuito de obter benefício para a empresa. 

Responsabilidade dos colaboradores frente ao Poder Público: 

A. Manter-se atualizado quanto às normas legais, regulamentares e demais instruções relevantes ao desempenho de suas atividades; 

B. Manter um bom relacionamento com os órgãos governamentais com os quais se relaciona em função das atividades, sendo cooperativo nos termos da legislação vigente e transparente, a fim de combater a corrupção, o favorecimento e a obtenção de vantagens ilegais e contra os princípios deste código e defendendo sempre os interesses legítimos da empresa; 

C. Representar a empresa perante o Poder Público somente quando lhe for conferida tal atribuição, sempre respeitando os documentos de constituição e representação da empresa. 

D. Abster-se de práticas que violem as leis, normas ou regulamentos em vigor no país, bem como que contrarie os princípios de conduta expressos nesse Código.

3. ADMINISTRAÇÃO E APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

3.1 Cumprimento dos princípios do Código 

Todos os colaboradores do Grupo OCRIM devem respeitar e cumprir os termos contidos neste Código de Ética e Conduta, assim como se responsabilizarem pela sua aplicação em todas as suas relações profissionais e com demais públicos. 

3.2 Violação do Código 

Qualquer pessoa que tenha conhecimento de quaisquer condutas ou atividades contrárias aos princípios aqui estabelecidos deve comunicar o fato ao seu superior imediato ou encaminhar denúncia ao Comitê de Ética e Conduta. Todas as informações e/ou denúncias recebidas pelo Comitê serão tratadas como sigilosas, sendo preservada a identidade do informante. 

A violação de qualquer conduta ou prática contida neste Código será penalizada mediante avaliação do Comitê de Ética e Conduta, bem como estará sujeita à aplicação das leis vigentes no Brasil.

3.3 Comitê de Ética e Conduta

O Grupo OCRIM manterá, permanentemente, um Comitê de Conduta e Ética, composto pelos Diretores, Gestor de RH e pelo Gestor Jurídico e terá como responsabilidades: 

A. Revisar periodicamente, a cada dois anos, este Código; 

B. Receber denúncias sobre violações deste Código; 

C. Garantir o sigilo sobre as informações recebidas; 

D. Analisar e avaliar as violações do Código, apurando os fatos e dando suporte à tomada de decisão; 

E. Encaminhar à Presidência os casos mais graves de violações do Código de Ética e Conduta; 

F. Ficar responsável pela divulgação deste Código, que será entregue a todos os colaboradores durante a sua integração e disponibilizado às partes interessadas no site da empresa; 

G. Sanar dúvidas e apresentar demais informações aos colaboradores com relação a este Código, através dos canais disponibilizados.

4.4 Ouvidoria – Canal de Ética e Conduta

Para esclarecimento de dúvidas procure a sua liderança imediata. As denúncias poderão ser feitas para o Comitê de Ética e Conduta através do e-mail canaldaetica.ocrim@contatoseguro.com.br;  pelo telefone 0800 700 7067 ou pelo formulário disponível através do website www.ocrim.com.br/canal-de-etica, podendo a mesma ser anônima. Lembrando que, sendo anônima, o Comitê não poderá dar retorno ao denunciante.

Se a denúncia tiver identificação, o Comitê garantirá o sigilo do informante. Havendo necessidade, caberá ao Comitê de Ética e Conduta tomar os depoimentos das partes envolvidas, examinar a documentação e o que mais for necessário e, com base nos fatos apurados, determinar se houve ou não a violação desse Código. Em caso afirmativo, determinar as sanções a serem aplicadas. 

As decisões de acatar ou não a denúncia, as conclusões e recomendações do Comitê serão relatadas periodicamente ao Presidente, que poderá encaminhá-las ao Conselho de Administração.

Juntos, reforçamos os valores e princípios éticos que conduzem as relações profissionais do Grupo OCRIM.