Na OCRIM S/A PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, privacidade e segurança são prioridades e nos comprometemos com a transparência do tratamento de dados pessoais dos nossos funcionários, subcontratados, clientes e consumidores. Por isso, esta presente Política de Privacidade estabelece como é feita a coleta, uso e transferência de informações de funcionários, subcontratados, clientes e consumidores, que acessam ou usam nosso site, nosso serviço de atendimento ao consumidor e demais canais de comunicação institucional, incluindo os dados cadastrais fornecidos pelos nossos colaboradores para a gestão de pessoas, gestão de saúde ocupacional, processos de seleção e recrutamento, operação e processamento de folha, seguros e benefícios, pagamentos e demais obrigações legais trabalhistas e previdenciárias, sejam elas realizadas por nós diretamente ou em nosso nome através de prestadores de serviços especializados.

Ao disponibilizar os dados e informações pessoais, os quais serão utilizados pelos nossos departamentos de serviços internos como Recursos Humanos (RH), Gestão Ocupacional (SESMT), Jurídico, Controle de Qualidade e Marketing, você entende que coletaremos e usaremos suas informações pessoais nas formas descritas nesta Política, sob as normas de Proteção de Dados (LGPD, Lei Federal 13.709/2018), das disposições consumeristas da Lei Federal 8078/1990 e as demais normas do ordenamento jurídico brasileiro aplicáveis.

Dessa forma, a Ocrim S/A, doravante denominada simplesmente como Ocrim, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 61.065.199/0002-01, no papel de Controladora de Dados, obriga-se ao disposto na presente Política de Privacidade.

1. Quais dados coletamos sobre você e para qual finalidade?

Nosso site coleta e utiliza alguns dados pessoais seus, de forma a viabilizar a prestação de serviços e aprimorar a experiência de uso e o retorno às manifestações de cliente via SAC.

Na esfera de gestão de recursos humanos, nossa organização ou terceiros em nosso nome, como é o caso de agências de recrutamento e seleção de trabalhadores, serviços terceirizados de segurança do trabalho e medicina ocupacional e escritórios de advocacia contratados, bancos e seguradoras, coletam e utilizam alguns dados pessoais seus, de forma a viabilizar as referidas atividades de gerenciamento de seus trabalhadores contratados diretamente ou através da terceirização de atividades.

1.1. Dados pessoais fornecidos pelo titular:

  1. Nome completo – dado pessoal, cuja finalidade é utilização para cadastro de acessos e definição de “login” (primeiro nome + “.” + último login);
  2. Data de nascimento;
  3. Dados Biométricos;
  4. Número e imagem da Carteira de Identidade (RG);
  5. Número e imagem do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) cuja finalidade é utilizar como identificador único, eliminando possibilidade de homônimos.
  6. Número e imagem do Título de Eleitor;
  7. Número e imagem do Certificado de Reservista;
  8. Número e imagem da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (quando necessário para a função contratada);
  9. Número e Imagem do cartão de vale transporte (quando utilizado pelo empregado);
  10. Número e imagem do Programa de Integração Social (PIS);
  11. CTPS física e/ou digital;
  12. Fotografia 3×4;
  13. Imagem da Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável;
  14. Imagem do Diploma de escolaridade;
  15. Endereço completo;
  16. Números de telefone, WhatsApp e endereços de e-mail;
  17. Banco, agência e número de contas bancárias;
  18. Nome de usuário e senha específicos para uso dos serviços da Controladora;
  19. Comunicação, verbal e escrita, mantida entre o Titular e o Controlador;
  20. Exames e atestados médicos, especialmente admissionais, periódicos, incluídos de retorno por afastamento superior a 30 dias em caso de doença, acidente ou parto, de mudança de função, demissionais e ainda aqueles que atestem doença ou acidente;
  21. Certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, Carteira de vacinação dos menores de 7 anos, e atestado de matrícula e frequência escolar semestral dos maiores de 4 anos;
  22. Informações de login de conta. Qualquer informação que seja necessária para lhe dar acesso ao seu perfil de conta específico, como nome de usuário, senha em formato irrecuperável e/ou pergunta e resposta de segurança.
  23. Informações de geolocalização quando a função exigir o uso de nossos equipamentos, tais como celulares corporativos. Qualquer informação que se faça a partir do uso de nossos equipamentos, sejam tablets, notebooks, celulares ou outras tecnologias.
  24. Dados Pessoais Sensíveis. Nós sempre buscamos tratar o mínimo possível de Dados Pessoais Sensíveis. Em algumas pesquisas de mercado ou atendimento personalizado, precisamos coletar alguns dados de saúde, como alergias, intolerâncias e restrições alimentares. Quando for necessário tratar seus Dados Pessoais Sensíveis, lhe informaremos a finalidade pretendida e nos apoiaremos em seu prévio e expresso consentimento, quando isso for uma exigência legal.

1.2. Dados pessoais coletados automaticamente

São dados coletados de forma automática tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, termos de procura digitados em nossos portais, dentre outros. Para tal coleta, utilizamos algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que têm o propósito de melhorar a experiência de navegação do titular nos serviços, de acordo com seus hábitos e suas preferências.

2. Como coletamos os seus dados?

Nesse sentido, a coleta dos seus dados pessoais ocorre da seguinte forma:

  1. Sites voltados para o consumidor, gerenciados pela ou para a Ocrim, incluindo sites que nós operamos sob nossos próprios domínios/URLs e páginas comerciais que mantemos em redes sociais de terceiros, como o Facebook, Instagram, Linkedin.
  2. Sites ou aplicativos móveis voltados para o consumidor e gerenciados pela Ocrim, entre outros.
  3. E-mail, mensagens de texto e outras mensagens eletrônicas. Interações que realizamos com você como comunicações eletrônicas enviadas pelas empresas do Grupo Ocrim por e-mail, por exemplo.
  4. Comunicações com nosso Centro de Atendimento ao Consumidor.
  5. Formulários de registro offline. Formulários impressos ou digitais, e formas similares, pelas quais solicitamos os seus Dados Pessoais, como, por exemplo, correio convencional, demonstrações em lojas, concursos, promoções ou eventos, dentre outros.
  6. Interações com anúncios. Interações com nossos anúncios (por exemplo, se você interage com um ou mais de nossos anúncios em um site de um terceiro, nós podemos receber informações sobre aquela interação).
  7. Dados “criados” por nós. Durante nossas interações com você, diversos outros dados pessoais podem surgir, como, por exemplo, o seu registro de compras em nossos sites.
  8. Dados de outras fontes. Redes sociais de terceiros (como o Facebook e o Google), pesquisas de mercado (se o retorno não for dado de forma anonimizada), agregadores de dados de terceiros, parceiros promocionais da Ocrim, fontes públicas e dados recebidos quando nós adquirimos outras empresas.

2.1. Consentimento

É a partir do seu consentimento que tratamos os seus dados pessoais. O consentimento é a manifestação livre, informada e inequívoca pela qual você autoriza a Ocrim a tratar seus dados. Assim, em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados, seus dados só serão coletados, tratados e armazenados mediante prévio e expresso consentimento. 

O seu consentimento será obtido de forma específica para cada finalidade acima descrita, evidenciando o compromisso de transparência e boa-fé da Ocrim para com seus usuários/clientes, seguindo as regulações legislativas pertinentes.

Ao utilizar os serviços de SAC Ocrim e fornecer seus dados pessoais, você está ciente e consentindo com as disposições desta Política de Privacidade, além de conhecer seus direitos e como exercê-los.

A qualquer tempo e sem nenhum custo, você poderá revogar seu consentimento. É importante destacar que a revogação do consentimento para o tratamento dos dados necessários à gestão de pessoas (trabalhadores), pode implicar a impossibilidade da performance adequada das nossas atividades de gerenciamento de recursos humanos e nos casos de uso do nosso sistema de SAC, alguma funcionalidade do site que dependa da operação de dados pode não ser possível. Tais consequências serão informadas previamente.

3. Quais são os seus direitos?

A Ocrim assegura a seus usuários/clientes seus direitos de titular previstos no artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados. Dessa forma, você pode, de maneira gratuita e a qualquer tempo:

  • Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em formato claro e completo.
  • Acessar seus dados, podendo solicitá-los em uma cópia legível sob forma impressa ou por meio eletrônico, seguro e idôneo.
  • Corrigir seus dados, ao solicitar a edição, correção ou atualização destes.
  • Limitar seus dados quando desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação através da anonimização, bloqueio ou eliminação.
  • Solicitar a portabilidade de seus dados, através de um relatório de dados cadastrais que a Ocrim trata a seu respeito.
  • Eliminar seus dados tratados a partir de seu consentimento, exceto nos casos previstos em lei.
  • Revogar seu consentimento, desautorizando o tratamento de seus dados.
  • Informar-se sobre a possibilidade de não fornecer seu consentimento e sobre as consequências da negativa.

4. Como você pode exercer seus direitos de titular?

Para exercer seus direitos de titular, você deve entrar em contato com a Ocrim através dos seguintes meios disponíveis: Fale com o gestor de Proteção de Dados da Ocrim, pelo e-mail encarregadolgpd@ocrim.com.br. Por meio desse contato, você poderá exercer os seus direitos ou esclarecer dúvidas pertinentes ao tratamento de dados pessoais.

De forma a garantir a sua correta identificação como titular dos dados pessoais objeto da solicitação, é possível que solicitemos documentos ou demais comprovações que possam comprovar sua identidade. Nessa hipótese, você será informado previamente.

5. Como e por quanto tempo seus dados serão armazenados?

Seus dados pessoais coletados pela Ocrim serão utilizados e armazenados durante o tempo necessário para a prestação do serviço ou para que as finalidades elencadas na presente Política de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos titulares dos dados e dos controladores.

De modo geral, seus dados serão mantidos enquanto a relação contratual entre você e a Ocrim perdurar. Findado o período de armazenamento dos dados pessoais, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou anonimizados, ressalvadas as hipóteses legalmente previstas no artigo 16 lei geral de proteção de dados, a saber:

I – Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

II – Estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;

III – Transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou

IV – Uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

Isto é, informações pessoais sobre você que sejam imprescindíveis para o cumprimento de determinações legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e administrativos serão mantidas, a despeito da exclusão dos demais dados. 

O armazenamento de dados coletados pela Ocrim reflete o nosso compromisso com a segurança e privacidade dos seus dados. Empregamos medidas e soluções técnicas de proteção aptas a garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade dos seus dados. Além disso, também contamos com medidas de segurança apropriadas aos riscos e com controle de acesso às informações armazenadas.

6. O que fazemos para manter seus dados seguros?

Para mantermos suas informações pessoais seguras, usamos ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais orientadas para a proteção da sua privacidade. Aplicamos essas ferramentas levando em consideração a natureza dos dados pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.

Entre as medidas que adotamos, destacamos as seguintes:

  • Apenas pessoas autorizadas têm acesso a seus dados pessoais.
  • O acesso a seus dados pessoais é feito somente após o compromisso de confidencialidade.
  • Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.

A Ocrim se compromete a adotar as melhores posturas para evitar incidentes de segurança. Contudo, é necessário destacar que nenhuma página ou ambiente virtual é inteiramente segura e livre de riscos. É possível que, apesar de todos os nossos protocolos de segurança, problemas de culpa exclusivamente de terceiros ocorram, como ataques cibernéticos de hackers, ou também em decorrência da negligência ou imprudência do próprio usuário/cliente.

Em caso de incidentes de segurança que possa gerar risco ou dano relevante para você ou qualquer um de nossos usuários/clientes, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido, em consonância com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.

7. Com quem seus dados podem ser compartilhados?

Tendo em vista a preservação de sua privacidade, a Ocrim não compartilhará seus dados pessoais com nenhum terceiro não autorizado.

Seus dados poderão ser compartilhados com nossos parceiros comerciais, conforme relação anexa “lgpdRelação OCRIM lgpdparceiros_privacidade”, com suas informações de links para suas políticas de privacidade. Estes recebem seus dados apenas na medida do necessário para a prestação dos serviços contratados e nossos contratos são orientados pelas normas de proteção de dados do ordenamento jurídico brasileiro. Todavia, nossos parceiros têm suas próprias Políticas de Privacidade, que podem divergir desta.

Além disso, também existem outras hipóteses em que seus dados poderão ser compartilhados, que são:

I – Determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial, com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes.

II – Caso de movimentações societárias, como fusão, aquisição e incorporação, de forma automática

III – Proteção dos direitos da Ocrim) em qualquer tipo de conflito, inclusive os de teor judicial.

8. Cookies ou dados de navegação

Ocrim faz uso de Cookies, que são arquivos de texto enviados pela plataforma ao seu computador e que nele se armazenam, que contém informações relacionadas à navegação do site. Em suma, os Cookies são utilizados para aprimorar a experiência de uso.

Ao acessar nosso site e consentir com o uso de Cookies, você manifesta conhecer e aceitar a utilização de um sistema de coleta de dados de navegação com o uso de Cookies em seu dispositivo.

Você pode, a qualquer tempo e sem nenhum custo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Todavia, a revogação do consentimento de determinados Cookies pode inviabilizar o funcionamento correto de alguns recursos da plataforma.

Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de Cookies. Você pode acessar tutoriais sobre o tema diretamente nos links abaixo:

Se você usa o Internet Explorer.

Se você usa o Firefox.

Se você usa o Safari.

Se você usa o Google Chrome.

Se você usa o Microsoft Edge.

Se você usa o Opera.

9. Alteração desta Política de Privacidade

A atual versão da Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em: maio de 2021.

Reservamos o direito de modificar essa Política de Privacidade a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nosso site ou em âmbito legislativo. Recomendamos que você a revise com frequência.

Eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação em nosso site, ou disponibilização ao nosso público interno composto por nossos trabalhadores e sempre lhe notificaremos acerca das mudanças ocorridas.

Ao utilizar nossos serviços ou integrar nosso quadro de funcionários e fornecer seus dados pessoais após tais modificações, você as consente.

10. Responsabilidade

Ocrim prevê a responsabilidade dos agentes que atuam nos processos de tratamento de dados, em conformidade com os artigos 42 ao 45 da Lei Geral de Proteção de Dados. Nos comprometemos em manter esta Política de Privacidade atualizada, observando suas disposições e zelando por seu cumprimento.

Além disso, também assumimos o compromisso de buscar condições técnicas e organizativas seguramente aptas a proteger todo o processo de tratamento de dados.

Caso a Autoridade Nacional de Proteção de Dados exija a adoção de providências em relação ao tratamento de dados realizado pela Ocrim comprometemo-nos a segui-las.

10.1 Isenção de responsabilidade

Conforme mencionado no Tópico 6, embora adotemos elevados padrões de segurança a fim de evitar incidentes, não há nenhuma página virtual inteiramente livre de riscos. Nesse sentido, a Ocrim não se responsabiliza por:

I – Quaisquer consequências decorrentes da negligência, imprudência ou imperícia dos usuários em relação a seus dados individuais. Garantimos e nos responsabilizamos apenas pela segurança dos processos de tratamento de dados e do cumprimento das finalidades descritas no presente instrumento.

Destacamos que a responsabilidade em relação à confidencialidade dos dados de acesso é do usuário.

II – Ações maliciosas de terceiros, como ataques de hackers, exceto se comprovada conduta culposa ou deliberada da Ocrim.

Destacamos que em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para você ou qualquer um de nossos usuários/clientes, comunicaremos aos afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido e cumpriremos as providências necessárias.

III – Inveracidade das informações inseridas pelo usuário/cliente nos registros necessários para a utilização dos serviços da Ocrim quaisquer consequências decorrentes de informações falsas ou inseridas de má-fé são de inteiramente responsabilidade do usuário/cliente.

11. Encarregado de Proteção de Dados

Ocrim disponibiliza os seguintes meios para que você possa entrar em contato conosco para exercer seus direitos de titular: Fale com o gestor de Proteção de Dados da Ocrim, pelo e-mail encarregadolgpd@ocrim.com.br. 

Caso tenha dúvidas sobre esta Política de Privacidade ou sobre os dados pessoais que tratamos, você pode entrar em contato com o nosso Encarregado de Proteção de Dados Pessoais: Nilson Carlos Amancio e-mail encarregadolgpd@ocrim.com.br. 

Atualização: 25 de maio de 2021.